Notícias de Beleza

Vinagre deixa o cabelo brilhante? Saiba se é mito ou verdade

mitos-e-verdades-cabelosvinagre1

Apesar de carregar a fama de ser uma fonte de brilho capilar, o vinagre não traz benefícios ao cabelo. Conforme o hairstylist Beto Simões, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, por ter ácido em sua composição ele neutraliza os fios e dá a impressão de brilho, contudo, a sua fórmula deixa os fios mais rígidos e quebradiços.

O cabelo fica opaco ou com pouco brilho quando o fio está poroso. Isso acontece porque a cutícula está aberta. "A única forma de garantir brilho é fechando as escamas, o que se consegue com tratamentos específicos", explica Simões.

Para alcançar o brilho no cabelo, a única alternativa é investir em tratamentos como a reconstituição dos fios ou a cauterização. "O vinagre não tem esse objetivo (deixar o cabelo brilhoso), ele não possui nutrientes que beneficiem o cabelo e por isso não é recomendado", esclarece.

Hidratação frequente

Segundo Beto Simões, além dos tratamentos para recuperar o brilho dos fios, a hidratação frequente tem papel importante. Ela é necessária para repor a água e o óleo do fio, nutrindo o cabelo. O vinagre não deve sair do armário da cozinha a não ser para temperar a salada.

Fonte: Terra