Notícias de Beleza

Profissionais da estética devem fazer curso para exercício legal da profissão

diminuator

Com a sanção da Lei 12.592, que regulamenta a profissão de esteticista, profissionais da área devem fazer a convalidação, que dá oportunidade aos esteticistas práticos de ficarem adequados perante a Lei. A presidente do Sindicato dos Esteticistas, Técnicos, Sequencial e Tecnólogos do Estado de Minas Gerais (Sindes-MG), Aparecida Lara, está em Itabira para dar sequência a este projeto.

Na cidade, o curso já é oferecido com aulas avaliativas ministradas pela presidente do Sindes. O encontro foi viabilizado pela esteticista Isa Lopes, com a parceria de Néia Estética e Fabiana e Érica, da Virtturia. Oito mulheres participam da capacitação, inclusive uma profissional de Santa Bárbara.

Ao final, as participantes estão aptas a exercer legalmente a profissão. "Sem a convalidação, a profissional estará exercendo a profissão clandestinamente. A Anvisa já faz fiscalização pelo interior do Estado e diversas clínicas de estética já foram fechadas". Segundo Aparecida, há em Minas Gerais cerca de 25 mil profissionais nesta área.

Com a capacitação, a esteticista receberá uma certidão de convalidação nível técnico e pode se cadastrar nas entidades de classe e no Conselho Regional. Pela Lei, podem exercer profissionais com o curso técnico com um mínimo de 1200 horas ou curso superior.

O próximo encontro ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Néia Estética. As interessadas em fazer parte da turma devem entrar em contato pelos telefones: (31)8558-4120 (Janisse) ou 9837-3737 (Rose). Mais informações podem ser obtidas com a presidente do Sindes- MG pelo telefone: (31)9994-0959 ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Por: Tatiana Santos

 

Fonte: De Fato Online