Notícias de Beleza

Depilar a axila com cera ou lâmina exige atenção redobrada

depilacao axilas

A maior parte das mulheres prefere depilar as axilas com o auxílio de lâmina ou cera, aponta um estudo realizado pela empresa de pesquisas norte-americana TNS, em 2010. Somadas, as duas soluções - mostradas como as principais para dar fim aos pelinhos debaixo do braço - representam 99% da escolha feminina nesta etapa da rotina de beleza. Populares graças à rapidez e praticidade, os métodos pedem cuidados não só durante a depilação, mas também antes e depois, para reduzir o desgaste provocado à pele sensível das axilas.

 

Lâmina
Apesar de eficaz para remover os pelos em uma situação de emergência, a depilação mecânica permite que eles cresçam muito rapidamente, o que faz com que a manutenção ocorra num intervalo médio de três dias. Devido a essa frequência e também à força aplicada no aparelho de barbear, a pele tende a ficar traumatizada, já que uma fina camada da cútis é retirada junto com os fios.

Ainda assim, não é preciso aposentar a lâmina, basta ter alguns cuidados, como fazer uma leve esfoliação da axila para prepará-la para o procedimento. “Além disso, o aparelho nunca deve ser utilizado mais do que três vezes e o arraste deve ser realizado sempre no sentido do crescimento do pelo”, explica Paulo Kogake, médico membro da Academia Brasileira de Estética e diretor da Clínica Kogake, em São Paulo. Depois, basta lavar com água e sabão, hidratar a área com um creme emoliente e evitar tomar sol para que não haja o escurecimento cutâneo.

Cera
Técnica com resultado mais duradouro que a realizada com o aparelho de barbear, a cera é uma boa opção para a mulher depilar a axila em casa, principalmente quando a escolha é usá-la aquecida, pois a temperatura elevada faz com que os poros se mantenham abertos e a retirada dos fios seja facilitada.

Ao comprar, procure produtos à base de propriedades hidratantes como algas marinhas ou mel, que repõem a umidade da pele e facilitam a retirada dos fios. Durante a depilação, a cera deve ser puxada no sentido contrário ao crescimento do pelo para que a axila fique lisinha. Além disso, vale a pena fazer uma limpeza da pele com loção específica logo após a técnica para remover restos de cera, evitando, assim, pelos encravados

 

 

Fonte: Terra