Notícias de Beleza

Saúde discute normas para Salões de Beleza

materiais

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma audiência pública ontem para discutir a nova norma estadual que regulará o setor de salões de beleza, barbearias e serviços de depilação. O encontro, organizado pela Vigilância Sanitária do Município, reuniu cerca de 50 representantes do segmento no auditório do Mercado Municipal, no Centro de Curitiba.

"A nova norma técnica sobre boas práticas nos salões de beleza foi definida pelo governo do estado para que se possa realizar e oferecer ao público um trabalho com mais qualidade e segurança", explicou Luiz Armando Erthal, diretor de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde.

Entre as mudanças previstas na proposta de resolução está a obrigatoriedade do uso de autoclave no processo de esterilização de materiais (pinças, alicates, navalhas). Neste caso, ficará proibida a esterilização por estufas e panelas de pressão. Também será obrigatória a vacinação dos trabalhadores deste setor contra a hepatite B e tétano. A normativa ainda traz exigências sanitárias que variam de acordo com o porte de cada estabelecimento.
Segundo o Sindicato de Profissionais Autônomos em Beleza do Paraná (Spabep), Curitiba e Região Metropolitana contam com cerca de 13 mil salões de beleza.

 

 

Fonte: Bem Paraná