Notícias de Beleza

Sem irritação ou pelos encravados: veja dicas para fazer a barba

fazendo-barba

Fazer a barba é parte da rotina diária de grande parte dos homens. Mesmo assim, muitos ainda pulam etapas ou cometem enganos, que levam a irritações na pele, pelos encravados e outros problemas. Por isso, o Huffington Post reuniu dicas do dermatologista Jeff Bernabio e do expert em barbearia Thomas Cheung. Veja os truques abaixo:

1. Lave o rosto: antes de sequer pensar em se barbear, lave o rosto com água morna para amaciar os pelos e abrir os poros. "Isso facilita o trabalho", explica Benabio.

2. Use óleo pré-barba: de acordo com Cheung, o óleo pré-barba é subestimado, mas o produto é capaz de preparar a pele e a barba para serem depilados, ajudando a lâmina a deslizar pelo rosto.

3. Não use muitas lâminas: atualmente, é comum usar até seis lâminas para fazer a barba, no entanto, Benabio sugere usar apenas três que, segundo ele, já são o suficiente para um barbear perfeito. Já quem tem a pele sensível pode apostar em apenas duas.

4. Aqueça o gel de barbear: Benabio sugere deixar o gel de barbear "de molho" em uma bacia com água morna para deixá-lo levemente aquecido. "Depois, aplique o produto na barba e aguarde de um a dois minutos antes de começar a barbear-se", explica.

5. Faça a barba no banho: fazer a barba no banho economiza tempo e o trabalho de limpar a bagunça na pia. "A barba irá ficar mais macia por causa da água quente. No entanto, essa deve ser uma das últimas coisas a fazer no banho, para dar tempo dos pelos amaciarem", sugere Cheung.

6. Siga o sentido do pelo: sempre passe a lâmina no mesmo sentido em que crescem os pelos e não contra eles. Assim, é mais fácil evitar irritações e pelos encravados.

7. Cuidado com os pelos do pescoço: a pele do pescoço é mais fina e sensível, por isso, as irritações nessa área são mais comuns. Para evitar o problema, vá com cuidado na região para não ter pelos encravados.

8. Não deixe de trocar a lâmina: muitos homens cometem o deslize de não trocar a lâmina de barbear. Um bom sinal de que é hora de uma nova gilete é quando ela começa a pegar nos pelos.

9. Use loção pós-barba: muitos homens podem achar besteira usar a loção pós-barba. No entanto, o produto ameniza possíveis irritações e ainda hidrata a pele - desde que seja sem álcool. 

 

Fonte: Correio do Estado