Notícias de Beleza

Esfoliantes naturais para cuidar da pele

esfoliante

Cuidar da pele é uma preocupação tanto de mulheres quanto de homens que se importam com a saúde do corpo e com o bem estar pessoal. A ação dos esfoliantes na pele é importante, pois, retiram as células mortas, hidratam, aceleram o processo de renovação e a tornam mais fina e luminosa.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

Os esfoliantes podem, facilmente, serem feitos em casa e, por isso, não apresentam altos custos. Aqui vão algumas receitas:

Esfoliante de fubá (rosto)

Misture um pouco de fubá com mel. Antes de aplicar a mistura à pele, passe uma toalha molhada com água morna no rosto. Isso é importante, porque a quentura ajuda a abrir os poros para receber a aplicação. Depois, é só espalhar a mistura no rosto com movimentos leves. Retire com água.

Areia da praia (corpo)

Ela funciona como um esfoliante natural, eliminando as células mortas. Basta esfregá-la nos braços, pernas e onde a pele tende a ser mais grossa, como nos calcanhares. "O sal é rico em sais minerais, que ajudam a ativar e melhorar a circulação", explica a esteticista Roseli Siqueira.

Tratamento com argila (corpo e rosto)

Ela, entre outras vantagens, limpa, esfolia, tira manchas superficiais, estimula a atividade orgânica da pele e tem efeito calmante. Além disso, é fácil de ser encontrada em lojas de plantas e tem um custo viável.

Para a aplicação, basta adicionar um pouco de água. Depois, é só espalhar no rosto e tem-se uma máscara facial totalmente saudável. Retire com água.

Mas, cuidado! Existe uma argila que é própria para esculpir e esta pode causar irritações na pele porque é composta com substâncias químicas. Na hora da compra, peça a mais natural possível.

Se, após a aplicação da argila, a pele do rosto começar a queimar, lave imediatamente o rosto. Isso pode ser um indício de que a argila continha aditivos químicos.

Esfoliante de açúcar (rosto)

Misture uma colher de sopa de açúcar com uma de mel. Depois, é só passar. Este tipo de esfoliante não é indicado para pessoas com pele sensível ou para peles muito oleosas.

Esfoliante de aveia (rosto)

Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Passe em todo o rosto e com movimentos circulares leves. Retire com água.

Esse esfoliante é indicado para peles mais sensíveis, porque a aveia é mais suave e nutre a pele.

Mesmo vindo de produtos naturais, é importante consultar um dermatologista antes de aplicar os esfoliantes. Também é necessário preparar as receitar na hora de usá-las e não é recomendável utilizar no dia da depilação, para evitar irritações. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e beber bastante líquido.

 

 

Fonte: Universo Jatoba