Notícias de Beleza

Nove cuidados para manter a pele firme e bonita dos 40 aos 50 anos

m-negra-2

Nunca é tarde para cuidar da pele. Na faixa dos 40 anos, é comum aparecer manchas, rugas e flacidez, males que podem ser amenizados ou evitados com o uso de produtos adequados e algumas práticas que não podem ser deixadas de lado. "Cuidados essenciais como beber muita água, não fumar, manter uma alimentação equilibrada, não abusar de bebidas alcoólicas, praticar exercícios e evitar o estresse também devem ser lembrados quando o assunto é barrar o envelhecimento", diz o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, no Rio de Janeiro. Confira as recomendações dos especialistas e mantenha a pele jovem e saudável.

Não abandone o filtro solar

De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto Carlos Chagas, usar protetor solar nunca foi tão importante quanto nessa idade. "Qualquer excesso de exposição ao sol pode prejudicar a pele da mulher acima dos 40 anos, porque ela está mais sensível às ações do envelhecimento", diz. Rugas, manchas e até câncer de pele podem ser evitados com o uso diário do filtro.

Sempre retire a maquiagem antes de dormir

Não importa a idade: muitas mulheres têm preguiça de retirar toda a maquiagem antes de dormir e aplicar loções tônicas. Mas, após os 40 anos, esse ritual deve ser seguido à risca em qualquer caso, pois a pele está mais sensível a descuidos. "Dormir com a maquiagem pode deixar manchas e marcas com facilidade, pois o cosmético irá entupir os poros, impedindo a pele de respirar", afirma o dermatologista Murilo. Aplique o demaquilante com um algodão, lave o rosto para retirar a oleosidade e use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele.

Invista nas vitaminas

Se você tem a pele manchada pela ação do sol ou do tempo, saiba que o problema pode ser resolvido com cosméticos ricos em vitamina C e vitamina E, ou mesmo a ingestão desses nutrientes. "As vitaminas clareiam manchas e combatem os efeitos do fotoenvelhecimento, aquele causado pela exposição ao sol", afirma o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, da clínica Anova Estética, em Belo Horizonte. "Elas também estimulam a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com menos rugas", completa. Mas lembre-se sempre de consultar um dermatologista antes de comprar qualquer produto. Boas fontes de vitamina C são abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre. Já a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos.

Produtos anti-idade contra flacidez

É importante que o creme antirrugas para essa idade tenha: ação tensora, que ajuda a manter a pele mais firme; as vitaminas já citadas e a vitamina A, mais conhecida como retinol. Mas preste atenção: esse retinol é diferente do ácido retinoico, que é um derivado da vitamina A. "Apesar de ter efeito mais demorado, o retinol é melhor para essa faixa etária por ser menos irritante", diz Murilo Drummond. Ele é responsável por renovar as camadas da pele, melhorando a textura e elasticidade.

Fonte: Bonde