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Programas auxiliam no agendamento de serviços de beleza

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SÃO PAULO, SP, 23 de setembro (Folhapress) - Daniela Siqueira, 23, trabalhava como analista de investimentos no mercado financeiro quando teve uma ideia para criar seu negócio: "Havia uma correria muito grande e, ao mesmo tempo, uma cobrança para que eu estivesse o tempo todo impecável para lidar com investidores".

Porém, por ter uma carga horária de trabalho que muitas vezes passava das 12 horas e estar em um ambiente predominantemente masculino, era difícil encontrar tempo para agendar horário: "Imagina eu ligando no meio do serviço para marcar hora da depilação. Iam todos olhar e dizer que me estava sobrando tempo", diz.

Daí surgiu a ideia para o SalãoVip, site que permite o agendamento de atendimentos. Pela plataforma da empresa, lançada no início de 2013, o cliente consegue ver uma lista de salões próximos a seu endereço, serviços e preços praticados. O agendamento é feito pela internet .

Fillipe Lustman, 26, sócio-fundador da Tenhoreserva que trabalhou por cinco anos na B2W (empresa de comércio pela internet que tem as marcas Submarino e Americanas.com) também criou uma empresa com funcionalidades parecidas, o que mudou foi o modo como partiu a ideia. Em vez de querer fazer as unhas, ele tinha dificuldade para marcar horário com o dentista.

Porém, logo percebeu que o setor escolhido era complexo, devido a relação com os planos de saúde, e decidiu ir para o mercado de beleza, que apesar de não conhecer bem sabia ser promissor, diz. Ele conta que passou um ano visitando salões para conhecer o setor.

As duas empresas têm um posicionamento diferente no mercado. Enquanto o Tenhoreserva pretende explorar salões voltados para as classes A e B, de acordo com seu fundador, o SalãoVip busca atingir salões voltados para um público de menor renda.

Dificuldades
Entre as dificuldades para atuar no setor apontadas pelas duas empresas estão o fato de não bastar permitir o agendamento no salão, mas ser necessário também definir qual o profissional que fará o atendimento.

"A mulher quer chegar no salão e fazer o cabelo com um profissional específico. É diferente de agendamento em restaurante, em que tanto faz a mesa que está reservada", diz Lustman. Além disso, outra particularidade que Siqueira percebeu no processo de desenvolvimento do sistema é que os serviços em cada salão podem levar um tempo diferente.

Em fase de desenvolvimento, atualmente o Tenhoreserva está disponível em cinco salões. Lustman diz que seu plano é estar com a plataforma completa e com mais funcionalidades e, em dois meses, começar um processo de expansão para mais cidades.

Já o SalãoVip está presente em cerca de 70 estabelecimentos, que pagam uma mensalidade entre R$ 49,90 e R$ 199,90, dependendo do número de profissionais.

E com o empreendimento, visitar os clientes passou a fazer parte da rotina da sócia da empresa: "O dia em que não consigo ir em nenhum salão, meu sócio reclama "trabalha com isso e está com a mão mal feita"?".

Por Filipe Oliveira