Notícias de Beleza

Mulheres ganham mais espaço no mercado de trabalho do Reino Unido

Relatório mostrou os avanços que aconteceram nos últimos 40 anos.
Porcentagem de mulheres aumentou de 53% para 64%.

reino-unido

Um relatório mostra o avanço das mulheres no mercado de trabalho nos últimos 40 anos no Reino Unido. E elas vêm ganhando cada vez mais espaço, mas ainda não é um mercado de trabalho completamente justo.

O relatório, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas britânico, mostra algumas mudanças interessantes. Houve aumento da porcentagem de mulheres no mercado de 53% para 64%. O grande impulso foi entre as décadas de 70 e 90 provavelmente por causa do crescimento do setor de serviços, onde tradicionalmente há uma presença maior de mulheres do que de homens, e um declínio do setor industrial.

A porcentagem de homens no mercado de trabalho britânico caiu bastante nos últimos 40 anos, de 92% para 76%. Entre as possíveis razões, os pesquisadores citam jovens que deixam o emprego para se dedicar completamente aos estudos, pais que assumem o cuidado da casa e dos filhos enquanto a mulher trabalha e profissionais que se afastam do emprego por problemas de saúde ou que se aposentam cedo, antes dos 64 anos.

O estudo também ressalta mudanças na legislação britânica que contribuíram para um tratamento mais igualitário no mercado profissional como as leis contra discriminação sexual, contra diferenças de salários para um mesmo cargo e a favor do direito da mulher à licença-maternidade.

Apesar dos esforços, o mercado de trabalho britânico está longe de ser justo em relação aos gêneros. Os empregos de altos salários continuam dominados pelos homens. Com base nas profissões mais populares, os pesquisadores apontaram uma diferença média salarial de 20% entre homens e mulheres. A boa notícia é que entre os mais jovens, profissionais com menos de 29 anos, essas diferenças estão desaparecendo.

Fonte: G1