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Não resiste ao sabor do açúcar? Conheça alternativas saudáveis para substituí-lo

Não resiste ao sabor do açúcar? Conheça alternativas saudáveis para substituí-lo

Por PAULA FACIROLI

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Com alto valor calórico e baixa quantidade de nutrientes, o açúcar é um dos grandes vilões da alimentação saudável. Ele está associado a diversas doenças como diabetes e obesidade. Porém, para quem não abre mão do gosto adocicado, mas quer manter uma dieta equilibrada, há no mercado vários alternativas para substituí-lo.

O mel, por exemplo, é uma opção de produto que adoça sem prejudicar o organismo. "Muita gente acha que o mel só beneficia quem está com gripe. Na verdade ele é um importante anti-inflamatório natural, pois possui antioxidantes que inibem vírus, bactérias e outros micro-organismos que possam nos trazer doenças", afirma a nutricionista do Organomix, Alexandra Marinho.

Já a calda de agave é um alimento orgânico, de poder adoçante três vezes maior que o do açúcar, não sendo necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. "Ele tem baixo índice glicêmico, o que permite sua utilização por diabéticos controlados. É fonte de minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Pode também ser aliado no emagrecimento, pois se transforma em glicose de forma mais lenta, não demandando maior produção de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura corporal", explica Alexandra.

Na hora de escolher, observe também a quantidade de calorias de cada açúcar. Uma colher de chá do mascavo (4 gramas), por exemplo, possui 15 calorias. Já o cristal, em contrapartida, é mais calórico: quase a mesma quantidade contém 20 calorias. "As vezes a diferença de calorias é pouca, mas as propriedades nutritivas são diferentes e valem também a pena serem observadas", disse.

Fonte: MSN