Notícias de Beleza

Mulheres piauienses com câncer revelam vaidade em dia de beleza

Ação faz parte das comemorações da Campanha "Outubro Rosa".
Pacientes revelam os principais desafios e como superaram a doença.

dsc07767

Outubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. Em todo o país é realizado a campanha Outubro Rosa que visa incentivar o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura da doença. Em Teresina, a tradicional campanha acontece durante todo o mês com atividades voltadas para pacientes e pessoas que foram vítimas do câncer. Como parte desta programação foi realizada nesta quinta-feira (3) o Dia da Autoestima.

De acordo com a coordenadora da campanha Ana Célia Faustino, este dia é dedicado à melhora da autoestima de pacientes e ex-pacientes atendidas pela Fundação Maria de Carvalho Santos. "Nesta quinta-feira oferecemos a elas um dia de beleza. Todo o atendimento é gratuito e oferecido por pessoas que se sensibilizaram com a campanha e se dispuseram a atender voluntariamente a mais de 50 pacientes", informa Ana Célia.

Para a dona de casa Luzenir da Silva Maciel Medeiros, de 47 anos, a sua vida mudou após o diagnóstico da doença. "Tive câncer de mama duas vezes, a primeira foi em 2006. Na época fiz o tratamento e me curei, mas o câncer voltou em 2010. Foi quando fiz a cirurgia e retirei a mama", revela Luzenir.

A dona de casa descreve a importância do diagnóstico precoce da doença com o autoexame. "Fiz o exame de toque e percebi o nódulo no seio, quando foi diagnóstica a doença fiquei muito abatida, mas minha família me deu muita força", descreve.

Luzenir confessa que o maior problema da doença é falta de informação das pessoas. "Muitos colegas se afastaram de mim, alguns nem falavam a palavra câncer, mas sim CA, porque acham que quem têm a doença vai morrer, mas isso tudo é só tabu", explica.

As perdas dos cabelos e da mama foram fases difíceis para a dona de casa. "Nâo é fácil perceber que você vai perder alguma coisa, não sou mais a mesma, sei que está faltando alguma coisa. Com o tratamento, perdi os cabelos nas duas vezes, mas hoje eles já cresceram e também nunca deixei de me cuidar, sempre me senti mulher. Hoje sempre que vejo alguém com lenço na cabeça, sempre vou a sua direção para dar força de vontade e dizer que são capazes de enfrentar a doença", disse Luzenir.

Para a professora Linda Maria Loureiro, de 51 anos, a vaidade é algo que não pode ser perdida pelas pacientes diagnosticada com a doença. "Fiquei um pouco triste quando o médico revelou que eu ia ficar carequinha, mas depois comecei a me maquiar mais e a me arrumar, coloquei principalmente o batom, para disfarçar o tom amarelado na pele deixado pelo tratamento", descreve Linda.

A professora diz ainda que o mais importante de tudo é ter saúde. "Fui diagnosticada com a doença em março deste ano, imediatamente retirei a mama e comecei a quimioterapia e hoje até já me sinto curada", afirma.
Linda Maria confessa que conseguiu encontrar a força para enfrentar a doença. "Primeiro temos que nos apegar a Deus e a família. Meu marido e filhos me trataram com uma princesa e hoje sei a importância deles em minha vida. Por isso, tenho a autoestima elevada e através desta força ajudo as colegas que passam também pela doença", conta Linda.

dsc07752

A campanha conta com a ação voluntária de empresários e da população de cada estado. "É importante que as pessoas se sensibilizem e ajudem a iniciativas como está. É a terceira vez que disponibilizo o salão e mais de 40 profissionais para proporcionar um dia de beleza a estas mulheres que merecem ter uma autoestima elevada", descreve a empresária Socorro Guerra.

Outubro Rosa
Como parte da programação da campanha, a Igreja São benedito, no Centro de Teresina, recebeu uma iluminação especial na cor rosa que faz alusão ao evento. Já no sábado (5) será realizada a tradicional caminhada do Outubro Rosa, que contará com a presença da atriz Luiza Brunet que fará todo o percurso, saído da Igreja São Benedito até o Sesc Ilhotas, no bairro Ilhotas, Zona Sul, onde serão realizado exames gratuitos para os presentes.

Fonte: G1