Notícias de Beleza

Mais de 10 milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho nos últimos 20 anos, aponta pesquisa

Escolaridade maior e redução no número de filhos contribuíram para resultado

20 52 51 464 file

 Palestra sobre o poder de consumo das mulheres brasileiras

Mais de dez milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho nos últimos vinte anos, apontou a pesquisa O Poder de Consumo das Mulheres Brasileiras — Um Mercado de mais de R$ 1 trilhão divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Data Popular.

O estudo realizado com 1.800 brasileiras de 44 cidades mostrou ainda que, nesse período, a porcentagem de lares chefiados por mulheres subiu de 20% para 38%. Em relação às decisões da casa, o domínio também é feminino: 85% delas escolhem as compras do supermercado e 82% a escola dos filhos.

Segundo o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, as mulheres do País movimentam R$ 1,2 trilhão e foram responsáveis por "transformar o Brasil" ao ir para o mercado de trabalho e chefiar as casas.

Apesar de as mulheres estarem mais escolarizadas — o levantamento mostrou que 71% das mulheres entrevistadas estudaram mais que suas mães —, Meirelles aponta que ainda há desafios até elas obterem o mesmo salário dos homens.

— O mercado de trabalho se preocupa com questões como licença maternidade, gestação... Só haverá igualdade de salários quando houver jornadas mais flexíveis, creches de boa qualidade.

O presidente do Instituto Data Popular mostrou os dados da pesquisa durante apresentação da Rede Record no evento Maximídia, que ocorreu em São Paulo nesta quarta-feira (9) e contou ainda com a participação dos jornalistas e apresentadores da emissora Heródoto Barbeiro, Adriana Araújo e Chris Flores.

Fonte: R7