Notícias de Beleza

Conheça os ativos que devem fazer parte dos seus produtos de beleza

Manchas, celulites e outros problemas precisam dos ingredientes certos

Por: Naiara Taborda

beleza-produtos

Entre ácidos e vitaminas, são muitos os ativos descritos nos potinhos de cosméticos, que prometem todo tipo de defeitinhos. Com um leque enorme de opções, é normal acabar comprando alguns que não são indicados exatamente para o efeito que você gostaria, e o dinheiro acaba indo literalmente para o ralo. Para você acertar em cheio, o DaquiDali te indica os principais para cada tipo de problema.

"Todos os ativos que causam efeitos sozinhos devem ser prescritos por médicos. Porém, é possível encontrar aqueles que ajudam em casa, complementando com tratamentos em clínicas, para um bom resultado", explica a dermatologista Carla Bortoloto, professora de pós-graduação pela Faculdade de Medicina Souza Marques.

Manchas na pele

Tem manchinhas de sol ou sardas que não consegue esconder? Procure cremes com hidroquinona. "Ácido retinóico, glicólico, ácido kójico, azelaico e vitamina D também ajudam a clarear", indica.

Celulite

"Para a celulite, existem produtos de uso tópico que contêm cafeína. Ela aumenta a vascularização na região, melhorando a drenagem. São os melhores, embora também possa usar outros que levam ao aumento da temperatura na região", conta a profissional.

Espinhas e cravos

Carla diz que o surgimento de uma ou outra espinha é comum em todos os adultos, e para esses casos o melhor é ter em mãos um kit de prevenção. "É legal ter itens para um tratamento diário, com um sabonete e um gel com ativos. Eles podem ser antissépticos como o enxofre e com ácido salicílico, que diminuem a oleosidade e a concentração de cravinhos. O peróxido de benzoíla também pode estar nos géis para uso noturno", aconselha.

Estrias

Elas são as verdadeiras vilãs do biquíni e, além dos tratamentos na clínica, alguns cremes também podem te ajudar a se livrar de vez desses risquinhos. "Para uso em casa é bom conciliar os tratamentos com um bom hidratante, que é essencial para evitar que surjam novas. A tretinoína é geralmente usada à noite e tem bons resultados", fala.

Viço e brilho da pele

Se o que você quer é dar mais viço para a pele, deixando o rosto macio e liso, o ideal é sempre fazer uso do protetor solar. "O fator indicado é no mínimo 30, e deve ser usado diariamente, com aplicações a cada duas horas. Hoje em dia, também usamos muito os fitoterápicos, que são derivados de plantas, e as vitaminas C e E, que reduzem a produção de antioxidantes e deixam a pele mais viçosa", finaliza.

 

 

Fonte: Cenario MT