Notícias de Beleza

Making Waves - quando a beleza faz nascer a esperança

por Lincoln Tramontini

img 1 31 5906

Quando nós pensamos sobre beleza o que vem primeiro a nossa cabeça? Glamour, alegria, bons momentos, auto-estima elevada, bem-estar e tantas outras coisas boas, não é mesmo? A profissão de cabeleireiro é uma das mais importantes neste mundo porque tem um poder transformador de vidas. De vários ângulos este ofício oferece mudanças. Para a cliente um mundo pode se descortinar apenas realçando sua beleza e a deixando mais perto de sua identidade. Para o cabeleireiro quando pode se realizar profissionalmente e usar seus talentos para ter uma vida melhor e agora dando oportunidades a quem nunca pôde ter uma chance na vida. Sou embaixador do Projeto Making Waves da Wella/Unicef aqui no Brasil juntamente com meu amigo Renato Fuzz. Pude ficar dois dias ao lado de futuros cabeleireiros que hoje são jovens talentosos, mas que não tiveram a chance de desenvolver estes talentos até então.

Vindos da Comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro, podem hoje contar com um curso gratuito de cabeleireiro com formação de um ano, que, ao final dele, terão condições de entrar no mercado de trabalho dignamente com uma profissão que muda rapidamente o status social das pessoas. Recebemos a visita de dez embaixadores vindos de toda a Europa para transmitir conhecimento e carinho a estes jovens. Foi muito bom ver de perto a dedicação destes mentores que apoiam este projeto com total entrega trazendo o senso de pontualidade e responsabilidade, organização, higiene e técnica apurada.

img 1 31 5908

O que mais me surpreendeu foi ficar em contato com jovens com talento nato e que poderão ter um futuro muito diferente do que têm agora. A rapidez com que pegam as técnicas é realmente surpreendente. Sei que poderemos transformar este mundo através do despertar de talentos sacados da exclusão e marginalidade. Tirar pessoas de más condições de vida para uma vida digna e cheia de esperança não tem preço. Aliás, de um jeito ou de outro acabamos por receber muito mais do que uma cédula pode nos dar trabalhando com vidas. O pagamento não vem em espécie. Ele vem com o abraço, com o sorriso, com a esperança.

img 1 31 5907

img 1 31 5910

Fonte: Bonde