Notícias de Beleza

Os segredos de uma barba perfeita

Barbearias viram centros de estética para atender homens cada vez mais cuidadosos com a pele do rosto

 barba

Por: FILIPE MAURO

Barbas e bigodes voltaram à moda e resgataram as barbearias como centros de encontro entre vizinhos e amigos. Mas agora elas fazem muito mais do que barba, cabelo e bigode. Tornaram-se grandes centros masculinos de tratamento estético. As célebres poltronas de couro, os aparelhos de espuma e as navalhas dividem espaçco com produtos para esfoliações de pele, massagens de relaxamento e tratamentos capilares.

"As barbas voltaram com a vaidade que os homens passaram a ter com a pele do rosto", afirma Cristina Costa, treinadora da barbearia da L'Occitane, recém-inaugurada na Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo. "Daí, as novas e inúmeras opções de tratamentos faciais oferecidos pela indústria de cosméticos ao público masculino."

O salão da L'Occitane parece mais um spa francês do que aquela clássica barbearia de bairro. Por conta da associação do estabelecimento com a fabricante francesa de cosméticos, seu enfoque são tratamentos de pele e momentos de relaxamento. "Os tempos de estresse em que vivemos afetam a saúde dos pelos e da pele. A irritação diária pode potencializar encravamentos e inflamações de poros", diz Cristina.

barbearia loccitane1

A 9 de Julho, uma das pioneiras da nova geração de barbearias, aposta em algo mais simples e próximo de um salão de cabeleireiros da década de 1950. Para o barbeiro Anderson Napoles, sócio do estabelecimento, o novo apelo das barbas e bigodes está relacionado à retomada da moda motoqueira americana. A decoração das cinco unidades da marca traduz esse espírito: há rádios de válvula, pôsteres de pin-up girls e frigobares vintage. Não fossem as poltronas e o ruído dos barbeadores elétricos, poderíamos confundir o local com uma garagem de motos Harley-Davidson.

Napoles concorda com a importância de bons produtos tanto para o preparo da pele quanto para o pós-barba. No entanto, diz, nada provocará um milagre. "A única forma de aliviar um pouco barbas falhas, por exemplo, é delinear a pele marcadamente." No caso de pelos encravados, a questão estaria mais ligada à genética do que ao estresse: "o problema do pelo encravado é que ele nasce com a ponta muito aguda e só consegue crescer sob a pele".

O melhor momento para o barbear é após o banho, quando a pele está higienizada e os poros dilatados. Por isso, muitos barbeiros empregam toalhas mornas antes dos cortes. A lâmina não deve jamais ser utilizada sem espuma, creme ou óleo. Após o barbear, o procedimento mais recomendável é a aplicação de uma compressa de toalha fria para fechar os poros antes do uso do pós-barba.

Ao barbear, o corte deve acompanhar o sentido em que os pelos crescem. O ideal é começar pela costeleta e, a partir daí, dirigir a lâmina no sentido do rosto e do pescoço. Cristina, da barbearia da L'Occitane, recomenda deixar por último o queixo, pois é nessa região onde nascem os pelos mais rijos.

Se você já é um veterano das técnicas de barbearia, pode se aventurar no "escanhoar". Esse estilo de barbear leva a lâmina em sentido contrário ao do crescimento do pelo. Como a barba acaba sendo cortada rente à raiz, a textura lisa da pele acaba se prolongando.

No quadro abaixo, as dicas da Barbearia 9 de Julho e da L'Occitane para uma barba perfeita e saudável:

info barba

Fonte: Época