Notícias de Beleza

Especialista dá dicas para cuidar dos cabelos crespos e encaracolados

cabelo afro 1

Sheron Menezzes, Cris Vianna, Juliana Alves e Solange Knowles são algumas das famosas adeptas do estilo natural. Confira.

Por: Victor Hugo Camara

Sheron Menezzes, Cris Vianna, Juliana Alves, Taís Araújo... A lista de famosas que adotam - ou já adotaram - os cabelos no estilo afro não é tão pequena assim. O que muita gente não sabe, no entanto, é que dá mais trabalho cuidar dos fios crespos e encaracolados do que se imagina.

Segundo o cabeleireiro Guerreiro, do Espaço Juliana Paes, este tipo de cabelo é bem mais frágil que os fios lisos. "As pessoas acham que, por ser crespo, é um cabelo forte, mas é bem ao contrário. A cutícula dele é duas vezes menor que a de um cabelo liso. O fio liso, por exemplo, tem até cinco 'camadas' de cobertura, enquanto o afro tem, no máximo, duas", explica ele.

"Como nascem em espiral desde a raiz, os cabelos crespos são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Além disso, eles têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida", complementa.

Pensando nisso, pedimos ao cabeleireiro para listar os cuidados essenciais para viver em harmonia com os cabelos crespos e encaracolados. Confira!

1) Fios hidratados, sempre
Se o cabelo não estiver hidratado, dificilmente você terá cachos sedosos e definidos. Segundo Guerreiro, o truque é substituir o condicionador usado no banho por uma máscara de hidratação. "O condicionador limpa, mas não contribui tanto assim para a hidratação do fio. Além disso, é importante lavar bem e retirar todo o produto, porque qualquer resíduo pode se tornar um sebo e grudar no couro cabeludo, causando coceira e descamação", explica.

de kenzo reuters 12) Esqueça o elástico
Quem tem mania de prender o cabelo com elástico não sabe o crime que está cometendo contra os fios. "O cabelo crespo nasce em espiral e, com a tração causada pelo uso do elástico, acaba formando frizz e quebrando os fios", diz ele.

3) O difusor é seu melhor amigo
Nunca ouviu falar? É aquele acessório arredondado que deve ser acoplado no bico do secador. Segundo o cabeleireiro, ele é a melhor arma das mulheres para ajudar na hora de conseguir cachos definidos. "O difusor serve para definir as ondas, enquanto o secador tem um efeito mais 'alisante'. O truque é não usá-lo com a temperatura muito alta. Lembre-se que é para definir as ondas, e não para tostar os fios", ensina.

4) Invista em um leave in
"O cabelo crespo ou encaracolado perde água com muita facilidade", explica Guerreiro. Nesse caso, o leave in funciona como uma película protetora dos fios, mantendo-os hidratados por mais tempo.

5) Trate os fios com cuidado
É preciso ter cuidado até na hora de pentear o cabelo. "Se for desembaraçá-lo, faça-o apenas debaixo d'água e com algum creme para pentear, para não quebrar os fios. Além disso, evite usar prancha ou chapinha para alisá-lo, principalmente se o cabelo já tiver química por causa de relaxamentos", conta o especialista.

Fonte: EGO