Notícias de Beleza

Cai o número de casos de câncer de colo de útero

Acesso ao exame de papanicolau é um dos motivos

imgHandler

O câncer de colo de útero deixou de ser o segundo mais frequente, caindo para a terceira posição. Dados são do Ministério da Saúde e Inca – Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. Dados apontam que a previsão para 2014 é de 15.590 casos novos deste tipo de câncer, sendo que em 2010, a estimativa era de 18.430.

A redução dos casos, conforme apurou o MS, está associada ao maior acesso da população feminina brasileira ao exame preventivo (papanicolau), sendo que a cada ano cerca de 11 milhões de exames são feitos na rede pública de saúde. A partir de 2014, o SUS passará a oferecer vacina contra HPV, cujo vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero.

Depois do câncer de pele, este câncer apresenta maior percentual de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. O Ministério da Saúde preconiza que as mulheres de 25 a 64 anos façam o papanicolau anualmente. Se no intervalo de dois exames seguidos o resultado for normal, o exame é indicado a cada três anos.

Vinhedo

Em Vinhedo, apenas no ano de 2013, a Secretaria de Saúde realizou 18 mutirões para coleta gratuita de papanicolau, dos quais foram atendidas 664 mulheres. Para 2014, a previsão da Secretaria de Saúde Municipal é que os mutirões voltem a ser realizados em fevereiro, após o período de férias.

Fonte: Jornal de Vinhedo