Notícias de Beleza

Mães recebem capacitação para atuarem no “Projeto Mães Amigas”

palestra

Com muito amor e carinho, é desta maneira que a Prefeitura de Ladário, através da Secretaria de Educação, oferece nesta segunda-feira (06) uma capacitação para as mães que irão atuar no "Projeto Mães Amigas", o treinamento acontece durante todo o dia no S.S.C.H.

Durante a manhã, as mães receberam orientações de primeiros socorros, repassadas pelo Cabo Marcelo, do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, além de uma palestra sobre higiene pessoal, ministrada pela enfermeira do PSF, Patrícia Valenzuelo de Oliveira Arruda, "as noções de higiene pessoal são necessárias, já que as crianças exigem um cuidado maior", falou Patrícia.

Já o Cabo Marcelo, explicou sobre os cuidados que as mães devem ter com as crianças em caso de algumas situações desesperadoras e colocou em prática algumas ocasiões geralmente comuns, conforme as suas explicações. "É importante que todas as mães participem deste curso, as convulsões em sua maioria, são os que mais desesperam os pais. Mensalmente, atendemos aproximadamente 100 casos na região. E estar preparado para qualquer tipo de eventualidade é sempre o ideal e pode ajudar a salvar uma vida", disse o militar.

Atenta a todas as informações, a dona de casa Débora Cristina Santos da Silva, mãe de duas meninas uma de dois e a outra de três anos de idade, que frequentam a creche durante todo o ano, participa pela primeira vez do "Projeto Mães Amigas" e percebeu sobre a necessidade em ter conhecimento de primeiros socorros e colocar em prática essas situações.

"Vamos trabalhar com crianças e temos que estar bem atentos caso algo aconteça, apesar dos profissionais em educação estarem presentes para nos ajudar. É a primeira vez que participo e além de ajudar nos cuidados com os pequenos, vamos ajudar os outros pais que estão confiando os cuidados de seus filhos", informou a dona de casa.

O "Projeto Mães Amigas" tem o compromisso de manter as creches em funcionamento durante as férias, atendendo os pais que trabalham durante esse período, proporcionando às crianças atividades lúdicas para novas experiências e conquistas. É uma realização da prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Educação e da Assistência Social e está em sua quinta edição no município.

O projeto também possibilita a inclusão social das mulheres, já que todas as mães que trabalham durante as atividades estão inscritas no Programa Bolsa Família, reforçando assim, a renda familiar."Com esse trabalho temporário, além da ajuda de custo na renda da minha família, vou utilizar para comprar o material das minhas filhas que frequentam a creche. Veio em boa hora", concluiu Débora.

"Mães Amigas" acontece de 07 a 31 de janeiro de 2014, e será oferecido no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Florêncio de Macêdo; Centro Municipal de Educação Infantil Padre Ernesto Sassida; Centro Municipal de Educação Infantil Rosa Pedrossian e Centro Municipal de Educação Infantil Neusa Assad Malta.

Ainda dá tempo
As inscrições para as mães que queiram integrar a equipe do "Projeto Mães Amigas" foram prorrogadas até esta sexta-feira (10). As mães que queiram integrar a equipe juntamente com os docentes, é necessário ser beneficiária do Bolsa Família e ter filhos na Creche, quer na qual esteja pleiteando a vaga ou em outra. Elas devem estar munidas de documentações como: PIS, Carteira de Trabalho, Cartão Bolsa Família, RG, CPF, 01 Foto 3×4, Comprovante de Residência e certidão de Nascimento dos Dependentes.

Fonte: correio de corumba