Aviso
  • Lack of access rights - File '/images/stories/2013/2014/fevereiro/Depilação.jpg'
  • Lack of access rights - File '/images/stories/2013/2014/fevereiro/Depilação.jpg'

Notícias de Beleza

Mais seca, pele negra precisa de cuidados especiais na depilação

Depilação

Ritual de beleza que merece receber uma atenção especial do público feminino para não causar irritações e nem deixar manchas e pelos encravados na pele, a depilação exige ainda mais cuidado quando realizada em cútis negras devido à sua maior concentração de melanina – pigmento responsável por conferir cor ao tecido cutâneo – e sensibilidade e ao seu alto nível de ressecamento.

Por essa razão, é fundamental ter mais cuidado com a temperatura da cera utilizada no momento de remoção dos fios para que não haja uma descamação excessiva da pele e, consequentemente, variações de tom na área tratada. Além disso, quando feita com lâmina, a depilação deve ser efetuada somente depois de proteger a região com uma camada bem generosa de sabonete, além de sempre utilizar aparelhos novos que não provoquem irritações ou lesões superficiais na derme.

Para ambos os casos, no entanto, a retirada dos pelos tem de ser realizada em um único sentido para evitar que eles encravem. O hábito, juntamente com uma esfoliação durante o processo de depilação, ajuda a diminuir a probabilidade de uma foliculite.

Bastante aplicado em dermes mais claras, o laser, por sua vez, ainda não oferece 100% de segurança para as mulheres negras. Por isso, a melhor opção para as peles pigmentadas continua sendo as ceras depilatórias que dilatam os poros, retirando o fio com maior facilidade, evitando que ele venha a encravar em grande quantidade e proporcionando um resultado duradouro e satisfatório.

"Nas áreas mais sensíveis do corpo, como virilhas e axilas, o ideal é usar a cera quente de algas. Já nas pernas, a cera roll on é a mais indicada", afirma Magda Ferreira, esteticista corporal e depiladora do salão Office Hair, de Belo Horizonte.

Antes e depois da depilação
Apesar de os cuidados serem necessários durante a remoção dos pelos do corpo, dedicar um momento de atenção antes e depois da depilação é indispensável para garantir a saúde e beleza da pele negra.

Antes do processo, a dica é higienizar muito bem a região para retirar qualquer vestígio de creme hidratante, filtro solar ou desodorantes, mesmo aqueles que não contenham álcool, para não haver risco de reação. Já depois da retirada dos fios, a recomendação é investir numa loção calmante, de preferência feita à base de hamamelis, para que a pele se recomponha. "Também é interessante controlar o uso de desodorantes e perfumes na região das axilas. O certo é fazer uso desses cosméticos somente depois de 12 horas", ressalta a especialista.

Fonte: Revista Afro