Notícias de Beleza

Especialista em alimentação fala sobre benefícios da canela para beleza e saúde

Especiaria combate ao envelhecimento precoce, a acne, ajuda no fortalecimentos dos cabelos e ainda emagrece

canela

Puretrend está sempre buscando dicas saudáveis que contribuam para pleno funcionamento do organismo. A alimentação tem um papel fundamental para isso. Assim, depois de falar das propriedades da pitaya que ajudam na redução de medidas, conversamos com a nutricionista Carla Faedo sobre osbenefícios da canela. Para quem não sabe, essa especiaria é originária da Ásia e se trata da casca do tronco da caneleira. Entre as propriedades que mais chamam atenção são os efeitos na pele e na silhueta; confira!

Pele de bebê!

Segundo a especialista, a canela é antibactericida, anti-inflamatória e antifúngica, com isso é indicada como tratamento natural no combate à acne e cravos, relacionados a problemas de disfunções nas glândulas sebáceas. Além disso, combate o envelhecimento da pele: "Esta planta medicinal também tem propriedades antioxidantes, atua prevenindo a formação de radicais livres, que causam danos à pele.", explica Drª Carla.

Cabelos

Por acelerar o metabolismo auxilia na circulação sanguínea e com atuação nos pequenos vasos, como os que nutrem o couro cabeludo, assim "otimiza a síntese o fio, melhora a textura e proporciona um crescimento fortificado", afirma a nutricionista.

Para quem tem os fios quebradiços, consumir canela pode ser uma excelente opção: "ótima fonte de ferro, importante na produção dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela circulação de oxigênio. A falta dele causa queda de cabelo e fragilidade do fio", explica.

Melhorando a silhueta

Uma dica para quem quer manter a forma, ou mesmo perder alguns quilinhos a mais é consumir uma pequena quantidade de canela após as refeições. Segundo Drª Carla, "após as refeições o nível de açúcar no sangue faz aumentar o nível de insulina circulante, que é o responsável por transformar o excesso de açúcar em gordura abdominal". Ela ainda explica que o alimento regula a produção de insulina, impedindo que o excesso de carboidrato consumido se transforme e em ácidos graxos, acumulando-se no tecido adiposo, por isso ajuda na redução de peso.

A canela está listada no que conhecemos com alimentos termogênicos que auxiliam na queima de calorias, ajuda no processo digestivo também, evitando distensão abdominal e, ainda, aumenta a disposição. A canela "modula o ciclo cortisol-hormônio que age sobre o sistema nervoso, controlando a ansiedade, o que diminui secundariamente a compulsão por comida", afirma a especialista, outro fator que contribui para o emagrecimento.

Como atua no organismo

A ação termogênica que ajuda a perder medidas está relacionada à capacidade de elevar a temperatura corporal acelerando a circulação, o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.

Já a ação antioxidante, que atua em todo o organismo, acontece pela "estabilização de radicais livres, tornando as moléculas mais estáveis e retirando o poder agressor que estes componentes têm, como envelhecimento precoce e muitas doenças, como câncer e artrites", explica Drª Carla. A nutricionista ainda afirma que óleos essenciais, vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides presentes na canela "atuam como antioxidantes que impedem a oxidação dos ácidos graxos do organismo, evitando assim a formação de placas nas paredes arteriais, o que provoca problemas cardiovasculares".

 

 

Fonte: Purf Trend