Aviso
  • Lack of access rights - File '/images/stories/2013/2014/março/sobrancelhas.jpg'
  • Lack of access rights - File '/images/stories/2013/2014/março/sobrancelhas.jpg'

Notícias de Beleza

Como preparar a pele para fazer as sobrancelhas

Por 

 
Moldura do olhar, sobrancelhas bem delineadas são o desejo de 10 em cada 10 mulheres. Mas a região é uma das mais sensíveis do rosto e exige cuidados especiais
 sobrancelhas
 Sobrancelhas bem delineadas são sinônimo de uma feição harmônica e um olhar mais poderoso. A depilação nessa região pode ser feita de diversas maneiras. Mas as esteticistas garantem que a pinça, a cera quente e a linha são as técnicas mais solicitadas pelas brasileiras.
 

Considerando que essa parte do rosto é especialmente sensível e, consequentemente, mais propensa a lesões, o dermatologista Ricardo Brandão, de Belo Horizonte (MG), explica os passos para preservar a saúde da pele ao redor da sobrancelha – antes, durante e depois da remoção dos pelinhos.

Limpeza. Em primeiro lugar é fundamental lavar o rosto – de preferência com o sabonete adequado ao seu tipo de pele para não resseca-lo e nem estimular a oleosidade. Remover a maquiagem, as impurezas que se acumulam sobre a cútis ao longo do dia bem como qualquer resquício de cosméticos diminui as chances de alergias e contaminações diversas durante a remoção dos pelos. Esse cuidado é importante independente do método utilizado, seja a pinça, a cera ou a linha.

Tratamentos estéticos. Ácidos, peelings, esfoliantes profundos, clareadores e todos os procedimentos que promovem descamação devem ser suspensos cinco dias antes de qualquer procedimento. Desprovida de sua camada mais superficial, a pele fica absolutamente sujeita a lesões e manchas. A depilação, em maior ou menor escala, configura-se como uma agressão a cútis – não arrisque, pois as consequências são imprevisíveis.

Atenção à dor. Remover os pelos é dolorido e isso não há quem negue. Acostumadas ao incômodo que os procedimentos, invariavelmente, desencadeiam muitas pessoas não prestam atenção nesse sinal que a pele emite sempre é agredida. Assim, dadas as devidas proporções, é válido se manter atenta a temperatura da cera, ardor prolongado e coceiras. Mediante qualquer sensação inédita, não hesite: interrompa o procedimento imediatamente e lave a região com água fria e abundante. Na sequência, aplique uma loção calmante e espere 48 horas para retomar a depilação.

Acalme a pele. A pele lisinha é duplamente sensível: em primeiro lugar porque sofreu uma intervenção externa; e também porque a função número 1 dos pelos é protegê-la. Desse maneira, torna-se necessário beneficia a pele com agentes calmantes e anti-inflamatórios: juntos eles amenizam a vermelhidão e previnem o surgimento de brotoejas.

Peles com alto grau de sensibilidade exigem cuidado redobrado. Nesse caso, a sugestão é  preparar, com antecedência, uma infusão bem forte com seis sachês de chá de camomila e 2 xícaras de água. Mantenha na geladeira e borrife sobre a pele uma vez que finalizar a depilação. Aguarde alguns minutos para que a pele seque naturalmente, a medida em que absorve a mistura.

Hidratação. Devolver ao organismo a hidratação perdida agregando os ativos corretos é garantia de mais benefícios. Sugestão: misture 1 colher (chá) de mel com ½ colher (chá) de água até obter a consistência de um creme firme.  Aplique com movimentos circulares suave. Por fim, aplique no rosto mais uma camada de mel puro. Após 10 minutos, retire com água corrente.

É claro que quando falamos em nutrição, o seu hidrante facial é, sem dúvida, o maior aliado. No entanto, o mel é rico em oligoelementos e têm ação antioxidante. Intercalar o produto com a aplicação de uma máscara facial ativa a circulação sanguínea e ajuda a pele a resgatar o brilho e o viço naturais.

Proteção solar. Se o filtro solar diariamente é essencial, após a depilação é obrigatório – a exposição solar pode provocar manchas e, em alguns casos, até queimaduras. O FPS 30 com proteção contra os raios UVA e UVB pode ser encontrado em versões que respeitam as particularidades de cada pele: normais, oleosas, secas, mistas e sensíveis. Ainda que o dia esteja nublado ou a sua rotina se desenrole em ambientes fechados, o uso e a reaplicação seguem sendo inegociáveis.

 

 

 

Fonte: Yahoo