Notícias de Beleza

Cólica menstrual afeta capacidade cognitiva, diz estudo

colicamenstrualcapacidadecognitiva

A cólica menstrual é um problema comum para muitas mulheres e geralmente traz, além do desconforto, a naúsea. No entanto, pesquisadores acreditam que ela também pode deixar as mulheres menos inteligentes durante o período menstrual. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Cientistas da University of Bath afirmam que a dor pode reduzir a performance cognitiva. Eles descobriram que, durante o período menstrual, as mulheres apresentam um desempenho inferior em tarefas no computador e também têm a atenção prejudicada. Ed Keogh, autor do estudo, afirma que “os efeitos da dor podem ir além da experiência sensorial, afetando o que pensamos e sentimos”.

O estudo foi feito com 52 mulheres adultas com dores relacionadas ao período menstrual. Os testes mediram a habilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, a capacidade de concentração e de mudar o foco de atenção entre duas atividades.

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, afeta mais de 40% das mulheres. O especilista afirma que, quanto mais se conhece sobre a dor, mais melhoram as condições para ajudar as pessoas que sofrem do mal.