Notícias de Beleza

Em MG, curso forma novos gestores e estimula empreendedorismo

blog-do-escritorio-virtual---mulher-empreendedora-1

Cerca de 8 mil alunos já passaram pela Escola de Formação Gerencial.
Grupo vai apresentar resultados de empresa simulada em feira nos EUA.

Alunos de escolas técnicas e de faculdades de Belo Horizonte, em Minas Gerais, aprendem a associar a teoria da administração com a prática num negócio. A disciplina “empresa simulada” faz parte da grade curricular de escolas e incentiva o empreendedorismo nos alunos.

Cerca de 8 mil alunos já passaram pela Escola de Formação Gerencial (EFG) e mais da metade montou o próprio negócio. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem 14 unidades em Minas Gerais e 1 no Maranhão. A instituição ministra o ensino médio em paralelo com o curso técnico de administração de empresas.

“O aluno estuda não só disciplinas como biologia, matemática e física, tal qual as outras de uma escola convencional, mas também estuda disciplinas como contabilidade, gestão financeira, gestão de marketing, e a gente tem algumas disciplinas diferenciadas”, explica Leonardo Medina, da EFG.

Uma dessas disciplinas diferenciadas é a de “empresa simulada”, que mistura a teoria da administração com a prática. O ambiente de uma empresa real é recriado em sala de aula para que as turmas exercitem a gestão de um negócio. Os alunos são divididos em departamentos como marketing, vendas e recursos humanos e realizam tarefas totalmente reais. Há um revezamento nos cargos para que o aluno conheça todos os setores do negócio.

Eles desenvolvem produtos ou serviços, negociam com fornecedores e procuram clientes. Este universo é composto pelas empresas simuladas existentes nas escolas de formação gerencial e de outras instituições que têm a disciplina na grade curricular. A rede de empresa simulada está em 54 faculdades e escolas técnicas no Brasil.

Projeto europeu
“Esse projeto surgiu na Europa, o Sebrae patenteou em 1996, e hoje a gente é detentor desse projeto. Qualquer instituição de educação que queira trabalhar com o projeto de desenvolvimento empreendedor e gestão deve entrar em contato com o Sebrae para formalizar uma parceria”, diz Gustavo Fonseca, do Sebrae de Belo Horizonte.

Um professor acompanha o desenvolvimento da empresa simulada e mostra como os processos são realizados em um negócio de verdade. Os alunos aprendem, por exemplo, a emitir notas fiscais, ordens de compras e relatórios gerenciais.

Um grupo de alunos da escola vai apresentar os resultados de uma empresa simulada em uma feira nos Estados Unidos. O evento reúne instituições do mundo inteiro envolvidas no projeto.

A empresária Maria Rachel Ribeiro se formou em 2011 na escola de formação gerencial do Sebrae de Belo Horizonte e, com apenas 19 anos, já gerencia três das cinco franquias de sanduíches da família. A pouca idade surpreende fornecedores e novos funcionários.

“O primeiro impacto é sempre o mesmo, assim, ‘nossa, você nessa idade’ e tudo. Mas, com o tempo se acostuma, principalmente os funcionários. Hoje é normal, a relação com o funcionário é bem tranquila”, conta.

Clique no vídeo acima para assistir à reportagem completa.

CONTATOS:
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br

ESCOLA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DO SEBRAE – EFG BH 
Contato: Leonardo Medina (Diretor da Escola)
Rua Maria Macedo, 998 – Nova Granada
Belo Horizonte/MG – CEP: 30431-265 
Telefone: (31) 3379-9541
Site: www.efgbh.com.br

SUBWAY
Contato: Maria Rachel Cabral Ribeiro (Empresária)
Av. do Cortorno, 6061 – 1° piso – lojas 127 e 128 - Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-929
Telefone: (31) 2514-8113
Site: www.subway.com.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SHOPPING PÁTIO SAVASSI
Telefone: (31) 4003-4172 (SAC)
Site: www.patiosavassi.com
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.